terça-feira, 23 de setembro de 2008

SEMINÁRIO

AVALIAÇÃO DA BIBLIOTECA UNIVERSITÁRIA BRASILEIRA
SEMINÁRIO

Data e Local
Local: Fiesta Convention Center – Itaigara – Salvador-BAData: De 29 de setembro a 01 de outubro de 2008 - Das 08hs00 às 18:00hsPromoção: Instituto da Ciência da Informação – UFBA
ESCOPO
Analisar e discutir a proposta de modelo de avaliação, tendo em vista sua tripla função, seqüenciada, de (a) constituir-se em uma plataforma para a construção de um sistema de coleta dos dados representativos do funcionamento da biblioteca universitária; (b) possibilitar a construção de um banco de informações gerenciais; e, a partir deste, (c) um sistema de indicadores e padrões mínimos e ideais para a biblioteca universitária brasileira, tendo em vista sua avaliação.
PÚBLICO ALVO
Propõe-se que o público seja constituído de seguintes categorias de Participantes:
Representantes Oficiais de cada IES pública brasileira, federal ou estadual, envolvidos no sistema de planejamento bibliotecário da respectiva Instituição, especialmente no seu aspecto de avaliação, mediante inscrição;
Coordenadores-Relatores, indicados e convidados pela organização do evento, conforme indicado no Programa
Observadores Oficiais, indicados e apoiados pelo INEP;
Bibliotecários e Docentes que atuam em IES públicas e privadas, mediante inscrição.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Dia
Hora
Atividade
Responsável
Local
29/09
8h00h
Entrega de materiais Wellcome Coffee
Secretaria da INFORUM
SALÃ O
Í RIS
8h45h
Abertura Oficial
Saudação
Saudação
Experiência da CAPES em avaliação institucional
Naomar Monteiro de Almeida Filho (Reitor da UFBA)
Lídia M. B. Brandão Toutain (Diretora do ICI)
Amaro Henrique Pessoa Lins (Reitor da UFPE, Presidente da ANDIFES)
Jorge Almeida Guimarães (Presidente da CAPES)
9h45
Conferência inaugural
Reynaldo Fernandes (Presidente do INEP)
10h35
Palestra: Planejamento e Avaliação
Ana Reyes Pacios Lozano (Universidad Carlos III de Madrid - ES)
11h25
Palestra: Certificação de Qualidade em Biblioteca
Carina Rey Martín (Universidad de Barcelona - ES)
12:15h
Apresentação: Livro eletrônico
Eduardo Neves (Dot.Lib Informação Profissional)
12h45
Intervalo para almoço
15h00
Palestra: Avaliação de biblioteca universitária na prática: a experiência da Universidad Nacional de la Plata
Marcela Fushimi (Universidad Nacional de la Plata – AR)
15h45
Palestra: Indicadores de desempenho: a experiência das bibliotecas universitárias chilenas
Atílio Bustos González (Pontificia Universidad Católica de Valparaíso - CL)
16h30
[Plenária]
16h45 a 17h10
Formação dos Grupos de Trabalho e orientação quanto ao método de trabalhoDeslocamento para a Biblioteca Reitor Macedo Costa, para o encerramento.Participantes em Geral
Coordenadores-Relatores e os Representantes Oficiais
16h45 a 18h00
Visita guiada à Biblioteca Reitor Macedo Costa
Participantes em geral
18h30
Encerramento do dia(Biblioteca Reitor Macedo Costa)
Madrigal da UFBA
Campus de Ondina
30/09
8h30à s18h00
Trabalhos de Grupo
Grupo 1 - Waldomiro Vergueiro (USP)Grupo 2 - Maria Carmen Romcy de Carvalho (UCB)Grupo 3 - Telma de Carvalho (USP) Grupo 4 - Valéria dos Santos Gouveia Martins (Unicamp) Grupo 5 – Marilene Lobo Abreu Barbosa(UFBA)
SalãoÍris
8h30à s18h00
Curso: Planejamento Estratégico e Gestão por Objetivos
Ana Reyes Pacios Lozano
Salão Orquídea
01/10
8h30à s16h30
Trabalhos de Grupo
Grupos de 1 a 5
SalãoÍris
16h45
Relatos parciais
Coordenadores-Relatores
8:30à s18h00
Curso: Carta de Serviço como Ferramenta para a Qualidade
Carina Rey Martín
Salão Orquídea
18h30
Encerramento oficial
Relatores Gerais, Coordenadores de Grupo e Coordenadora Geral do Seminário
SalãoÍris
Obs.: os intervalos para almoço e lanches serão acertados com os Professores e os Coordenadores de Grupo.
Valor único da taxa de inscrição: R$ 150,00 (cento e cinquenta reais)
INSCRIÇÕES AQUIINFORMAÇÕES SOBRE HOSPEDAGEM, TRASLADO E PARA EMPENHOS (clique aqui)
ONDE OBTER MAIORES INFORMAÇÕES.www.inforumct.com.brsecretaria@inforumct.com.br Telefones: 71-34511080 e 71-3379-6409

Nenhum comentário: