Anotação
CORREIO DO POVO
PORTO ALEGRE, DOMINGO, 1º DE MARÇO DE 2009
EAD promove a inclusão e inova em acessibilidade
SIMONE S. LOPESVolta às aulas significa retomar estudos, pesquisas, atividades escolares, além de realizar visitas mais frequentes à biblioteca. Ao pensar este espaço, nossas mentes remetem-se às imagens de livros, mesas e cadeiras para apurar informações. No entanto, para a professora doutora Lizandra Estabel, que é coordenadora pedagógica do curso de especialização 'Bibliotecas escolares e acessibilidade', da Fabico/Ufrgs, essa ideia vai muito além disso. E esse é um dos objetivos que o curso está desenvolvendo junto aos 35 alunos que integram o pós-graduação. Eles são oriundos de Porto Alegre, de cidades do interior do RS, e também de outros estados: Santa Catarina, Rio de Janeiro, Bahia, Ceará e Paraíba.Conforme Lizandra, trata-se do primeiro curso, no país, na modalidade Ensino à Distância (EAD), que apresenta proposta diferenciada voltada a bibliotecários e professores que atuam nessa área. 'Nossa meta é a inclusão. É oferecer a todos a possibilidade de acesso e de uso das tecnologias da comunicação, ou seja, a acessibilidade para todos, com suas diferentes necessidades especiais', explicou. Lizandra salientou que a experiência em sala de aula contribuiu para a elaboração de um currículo que atendesse à demanda e ampliasse o acesso ao conhecimento. 'Esse processo de inclusão envolve desde a produção do material didático on-line, que é disponibizado em um ambiente EAD com diversas ferramentas – bate-papo, correio eletrônico, portfólio, entre outras, – até a construção de um espaço físico adaptado para cadeirantes e leitor de tela. O curso começou em julho de 2008 e já teve dois encontros presenciais. O retorno das atividades EAD será em março. Há grande expectativa dos alunos e dos tutores, visto que serão finalizados os blogs iniciados no módulo anterior. 'Este processo é muito interessante, visto que o usuário acessa e ao mesmo tempo produz a informação. Esse leque de possibilidades e de troca é instigante', observou Lizandra. Segundo ela, no próximo módulo serão trabalhadas as disciplinas de acessibilidade e produção de mídias (áudio, imagem e todos os recursos da web, a partir de softwares gratuitos). A professora da Ufrgs lembrou que, na biblioteca, são armazenados todos os tipos de informação. 'Pretendemos expandir esse processo, tornando um acervo diversificado', destacou. 'Imagina quanto material é produzido nas escolas em diversas mídias e contextos e acaba se perdendo? Buscamos ampliar esse conceito e a prática do acesso e do uso da informação', ressaltou.
terça-feira, 3 de março de 2009
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Um comentário:
Gostaria de ver um artigo que comentasse sobre o ensino superior a distância em cidades do interior com a ajuda da inclusão digital. Como a inclusão ditital tem contribuido para o aumento dos alunos de curso superior a distância.
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